06 November 2006

Cuamin linduva yassen megrille


... marcado pela vida, pela derrota e pelo cansaço, sinto-me bem por ti marcado!!!

Todos nós somos egoístas! Toda a minha vida vivi sob este lema e nada, mas mesmo nada em toda a minha existência me levou a pensar que estou errado. Todos nós procuramos o prazer e mesmo quando o prazer é ajudar os outros ou empreender uma cruzada contra as forças do mal, mesmo aí estamos a satisfazer o nosso próprio prazer; estamos a ser egoístas.

O verdadeiro altruísmo é uma coisa muito complexa: para podermos fazer algo que para além de nos satisfazer as nossas necessidades (por mais altruístas que elas sejam) toquem, mesmo que só ao de leve com os desejos de outros temos de delegar responsabilidades, de partilhar benefícios, malefícios, consequências e prazeres, temos de deixar de pensar de uma forma una e passarmos a pensar de uma forma multi-pessoal, abrangente, complexa e completa.

Até ontem nunca tinha presenciado nada que se pudesse equiparar a este pensamento, nunca até ontem tinha vivido uma acção desta complexidade e abrangência.

Eu, que me considero uma pessoa de bem, com grande preocupação pelos que admiro, prezo e amo, gosto, como todos nós de escrever páginas desta vida, aquelas que me dizem algo seja por que razão for, no meu coração. Nele tenho escrito e continuarei a escrever, gravando momentos a talho de escopo, nas raízes mais profundas deste meu malfadado coração .. este mesmo que me há-de ser fatal um dia. Mas todas estas escrituras, escritas ou simplesmente gravuras rupestres só são visíveis para mim mesmo; só eu as vejo, sinto, revejo e relembro. São feitas à medida do meu absoluto egoìsmo e servem um só propósito: o de me alimentar a alma em momentos de escasssez emocional, de me fazer sair, quiçá, de uma pseudo-depressão ou de um momento de absoluta fraqueza ... à custa de lembranças, de memórias vividas, de outros. Puro egoísmo!!

De repente .. algo de novo. Alguém do fundo das trevas marca-se e marca-me para sempre; partilha as suas gravuras com o mundo e comigo ... torna-me cúmplice de uma gravura rupestre talhada com suor, sangue e dor no fundo do seu ser .. para sempre ..

Pergunto eu: existe acção mais altruísta do que partilharmos o que gravamos no nosso coração com a pessoa que dessa gravura faz parte? Existe entrega maior? ... para mim não, para mim, que penso que tudo entendo, este foi a maior surpresa da minha vida .. e também a maior alegria partilhada que eu jamais vivi.... a ti minha Princesa celestial, minha divina inspiração, minha alma partilhada ... o meu grandessíssimo "bem haja":

Marcaste-te e marcaste-me .... para sempre!